Nesta Unidade iremos focalizar as relações entre a tecnologia, a sociedade contemporânea e a vida cotidiana, em casa, no trabalho, no lazer e, especialmente na escola. Nessa Unidade, serão discutidos os seguintes temas: como as pessoas interagem com a tecnologia? Como os cursistas se sentem a respeito do ambiente em que vivemos hoje? Como analisam as desigualdades sociais nesse ambiente? Como percebem o papel da escola nesse contexto? Identificam possibilidades de progresso humano e de maior justiça social ou são céticos a respeito?
Considerando essas e outras questões, a Unidade 1 foi elaborada com o intuito de chamar a atenção para um aspecto ainda pouco explorado do uso das TICs na educação e na escola. A ideia é aprensentar situações e questões instigantes que levem o cursista a perceber o potencial das TICs para modificar a própria relação do aluno com o conhecimento, levando-o a novas experiências de apropriação e de construção de conceitos e de relações entre conceitos, ações e interações com objetos e pessoas. Assim, esperamos que, ao concluir esta unidade, os cursistas sejam capazes de:
- Identificar os fundamentos e pressupostos da proposta pedagógica do curso.
- Reconhecer o papel da escola e a importância da sua postura na sociedade da tecnologia e do conhecimento.
- Repensar novas formas de ensinar e aprender.
- Identificar as implicações pedagógicas envolvidas no uso das diferentes tecnologias.
- Produzir relatos e textos opinativos, com argumentos.
- Realizar apresentações de suas atividades de pesquisa e estudo usando recursos computacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário